Nós, mulheres, estamos sempre a serviço de algo ou alguém — desde sermos responsáveis pelos filhos até garantirmos, de alguma forma, que sejamos também "mães" de nossos companheiros, dentro dos parâmetros de uma sociedade conservadora e patriarcal.
Muitas falas são vistas como radicalismo quando falamos em feminismo. Mas, se precisamos de um dia para nós, que nos lembre de nossas lutas, é porque alguma parte da sociedade — ou grande parte — um dia não quis que estivéssemos onde estamos. E ainda estamos muito distantes de onde deveríamos estar.
Hoje ocupamos bons cargos, mas ainda recebemos menos que os homens. Hoje já podemos votar, mas o Congresso ainda é formado majoritariamente por homens. Hoje temos salários, mas ainda enfrentamos a jornada dupla, dentro e fora de casa. Hoje podemos estudar, mas ainda não recebemos os merecidos reconhecimentos, devido a um rompante masculino que continua buscando subir nos ombros das mulheres para crescer.
Dia 08 de março sempre será um dia importante. Não porque iremos receber flores, chocolates ou parabéns, mas porque, décadas atrás, mulheres lutaram por direitos que hoje são garantidos. Que possamos, no futuro, ser também essas mulheres que abrem caminhos para as próximas gerações. Pois a luta está longe de acabar!
Feliz dia para quem luta, sofre, corre atrás e, ao final do dia, ainda encontra motivos para agradecer por ser mulher!
Comments